Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

🔍Casa Civil lança Orientações para Posse

Cartilha pode ser acessada de casa pelo portal da pasta

 

A Casa Civil do Distrito Federal, através da Secretaria Executiva de Governança e Compliance, disponibilizou, recentemente, a ‘Cartilha de Orientações para Posse’. A iniciativa visa dar mais agilidade e eficiência aos procedimentos de posse e exercício dos novos servidores. O acesso pode ser feito do computador de casa e o futuro agente público encontrará todo o passo a passo necessário para a sua posse.

 

O nomeado pode acessar as orientações gerais sobre nomeação e posse no Portal da Casa Civil, no link – Posse de Agente Público – localizado na barra de menu. No passo a passo você encontra a cartilha de orientações, a lista de documentos solicitados e os formulários disponíveis para preenchimento pelo nomeado. A cartilha contém informações sensíveis e importantes, tais como: orientações gerais, dicas para o exercício do cargo em comissão e situações/práticas vedadas ao servidor, a exemplo de nepotismo e conflito de interesses.

 

A ideia da cartilha é promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, detecção e mitigação de fraudes e práticas de corrupção para a garantia de um governo firme e sólido. “É necessário que o futuro agente público tenha conhecimento dos trâmites da posse para que os riscos sejam mitigados. A transparência nas ações institucionais é fundamental para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento econômico e social do País. A administração pública deve atuar em conformidade com a lei, visando basicamente o atendimento do interesse público. Tornar as relações governamentais transparentes é dever do Estado, exigência da sociedade e compromisso deste Governo”, enfatiza Cristiane Nardes, secretária-executiva de Governança e Compliance, da Casa Civil.

 

Informações para a Posse

 

No primeiro passo, o futuro agente público deve clicar no link do Diário Oficial, pesquisar o seu nome e imprimir a sua nomeação. No segundo passo, é necessário acessar o link ‘AQUI’ e ler a ‘Cartilha de Orientações para Posse’. Todas as informações sobre documentos necessários para a posse de agente público com e sem vínculo estão no terceiro passo. Já no quarto passo, o nomeado deve preencher todos os formulários, que serão assinados somente no local da posse. No quinto e último passo, é necessário reunir todos esses documentos, junto aos formulários impressos, e levar ao local da posse, na Gerência de Atendimento, da Coordenação de Gestão de Pessoas da Casa Civil do DF.

 

 

Horário de atendimento: Das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Endereço: Anexo do Palácio do Buriti, 3º andar, sala 308.
E-mail: gat.caci@buriti.df.gov.br
Telefone: (61) 3961-1688/3961-1694