Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Comitê discute ações de combate às invasões no DF

Grupo tratou de casos como das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADE), Áreas de Proteção Ambiental (APA) e de ações em Santa Luzia e Mestre D’Armas

 

O Comitê de Governança do Território do Distrito Federal se reuniu nesta quinta-feira (04/04). No encontro, a equipe formada por mais de 12 órgãos do governo local deliberou sobre o combate às invasões e assistência social às famílias removidas de ocupações irregulares. O compromisso é o primeiro do grupo em caráter oficial desde a publicação do decreto que criou o comitê de combate às invasões, em 29 de março.

 

A reunião foi comandada pelo secretário da Casa Civil, Eumar Novacki, e contou com representantes de secretarias e entidades ligadas ao Comitê, como a pasta de Segurança Pública, a Defesa Civil, DF Legal e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, entre outros. Novacki destacou que uma das missões do grupo é mudar a cultura do governo em relação às invasões no DF. “De 1º de janeiro para cá, a tolerância é zero com as invasões. Obviamente, seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha de tratar com dignidade e respeito todos aqueles que serão retirados”, comentou.

 

Uma vez por mês, o grupo se reunirá para tratar de assuntos pertinentes ao território do DF a fim de não permitir novas invasões. As ocupações antigas também foram discutidas e serão objeto de estudo para possibilidade de regularização.

 

Casos específicos

Na reunião desta quinta-feira, o grupo tratou de casos específicos, como das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADE), de Áreas de Proteção Ambiental (APA) e, também, das ações feitas em Santa Luzia e no Mestre D’Armas (em Planaltina).

 

Também foi conversado sobre medidas sociais para atender as famílias retiradas das ocupações irregulares. A Junta Operacional, formada pelos órgãos envolvidos, terá autonomia para conter e evitar as invasões.

 

IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília