Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/17 às 16h31 - Atualizado em 5/11/18 às 11h54

Gestão de OSCs

COMPARTILHAR

No caminho em busca da redução da pobreza e das desigualdades sociais, o Governo do Distrito Federal conta com a participação ativa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Essas entidades prestadoras de relevantes serviços para a população, participam da formulação, execução e do controle de políticas públicas. Capacitar os seus gestores é sinônimo de reconhecimento, continuidade e fortalecimento de tais ações. Por isso, o Governo do Distrito Federal oferece o curso de Gestão de Organizações da Sociedade Civil para instruir gestores sociais e trabalhadores do Terceiro Setor a fim de contribuir para melhoria de gestão das OSCs e tornar as parcerias e as ações desenvolvidas em prol da comunidade mais eficientes e com alcance de melhores resultados.

 

O curso está disponível para dirigentes, trabalhadores, voluntários em OSCs e demais pessoas interessadas na temática, com acesso pelo portal do Programa Qualifica Mais Brasília. A carga horária de 40 horas foi dividida em quatro módulos específicos que ensinarão o participante a tomar decisões de uma forma mais hábil, estabelecendo critérios e processos que irão melhorar a gestão das organizações. Ao final do curso o participante recebe um certificado pela qualificação.

 

O primeiro módulo trata do planejamento, organização e funcionamento de OSCs, conhecimento indispensável para a criação, regularização e andamento das atividades desse tipo de entidade. O empreendedorismo e as tecnologias sociais são temas do segundo módulo do curso, que demonstra como analisar as possibilidades de criação, aplicação e réplica de tecnologias na gestão de suas organizações.

 

Um dos passos mais importantes para a continuidade deste tipo de serviço é a capacidade de captação de recursos e as estratégias de sustentabilidade utilizadas pela equipe na elaboração de projetos. O módulo três do curso dedica-se a aperfeiçoar a elaboração de tais documentos.

 

A aplicação correta dos conceitos e da legislação específica para as parcerias com o Poder Público, regulamentada pelo Marco Regulatório do Terceiro Setor, é fator determinante para que as entidades executem de forma legal e mais eficiente as ações destinadas à população. O módulo quatro encerra o curso dando ênfase à esses pontos.

 

Os módulos precisam ser feitos em ordem crescente e, ao final das 40 horas, o aluno deve ter aproveitamento de pelo menos 60% na avaliação final. O teste, as leituras do conteúdo online e a pesquisa de satisfação são itens obrigatórios para a obtenção do certificado.

O curso é totalmente online e gratuito, clique aqui para se inscrever.

 

OSCs
As OSCs são entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades e serviços de relevante interesse público voltados ao atendimento de grupos vulneráveis da sociedade, como crianças vítimas de abusos, mulheres que sofrem violência doméstica, refugiados e pessoas em situação de rua, dentre outros segmentos.