Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/21 às 15h03 - Atualizado em 21/09/21 às 15h08

Acessibilidade, Inclusão e Conectividade para Pessoas com Deficiência

COMPARTILHAR

Aline Felix – Casa Civil

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou nesta terça-feira (21) os programas DF Acessível e Conecta +. A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio do Buriti.

O Programa Conecta +, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, beneficiará mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda, com pacote bolsa de dados e distribuição de chips com internet 4G gratuita.

 

O DF Acessível terá, no primeiro momento, 25 veículos novos e adequados para possibilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, seja de forma temporária ou permanente. Com isso, elas podem realizar atividades cotidianas, como ir à escola, ao trabalho ou a uma unidade de saúde, com mais conforto, agilidade e segurança, gratuitamente. É importante frisar que as vans são adaptadas para a tender Pessoas com Deficiência (PCDs).

“O alvo é a conectividade das Pessoas Com Deficiência. Para dar liberdade a elas. Hoje, se comemora o Dia de Luta das Pessoas com Deficiência e esses dois projetos integrados vêm para ajudar essas pessoas a ter mais liberdade. Sabemos da dificuldade que eles passam e essa conectividade que está sendo dada e a forma de transporte, ajudam muito. O DF Acessível é um projeto piloto e esperamos ampliar para atender esse público. O DF tem mais de 600 mil pessoas com algum tipo de deficiência e precisamos ter um olhar muito cuidadoso para todos eles, dando condições”, concluiu Ibaneis Rocha.

 

O GDF lançou, nesta terça-feira (21), o DF Acessível – programa com 25 vans adaptadas adquiridas pela Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB). Durante o evento, também foi anunciado o Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda com internet 4G – Foto: Jhonathan – SejusDF

 

O Conecta + tem como objetivo a promoção da inclusão digital e social n DF e o aumento dos índices de conectividade dos nossos cidadãos.  De acordo com o secretário da pasta de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, a ideia é prover conexão à internet móvel de alta velocidade para a população carente do DF e aplicar uma série de metodologias de avaliação de políticas públicas.

 

20 mil PCDs conectados à internet

Durante o evento, também foi lançado o Conecta +. O programa tem como objetivo a promoção da inclusão digital e social. Os critérios para a participar do programa serão divulgados no site da pasta. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, a ideia é facilitar cada vez mais a vida das pessoas que precisam do sinal para se locomover, trabalhar e estudar.

Também participaram do evento o vice-governador Paco Britto; os secretários José Humberto Pires (Governo), Valter Casimiro (Transporte e Mobilidade), Marcela Passamani (Justiça e Cidadania) e Hélvia Paranaguá (Educação); o diretor da TCB, Chancerley Santana; o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior; o deputado federal, Julio César; e, o empresário Paulo Octávio.