Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/17 às 17h16 - Atualizado em 29/10/18 às 17h17

Acordo com Ipea dará mais transparência a parcerias do governo de Brasília com OSCs

COMPARTILHAR

Cooperação técnica foi assinada na tarde desta terça (5). Com o termo, Executivo local será o primeiro a integrar todos os dados no Mapa das Organizações da Sociedade Civil, plataforma digital do instituto de pesquisa

 

AMANDA MARTIMON, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Para ampliar a divulgação e o acesso de informações sobre parcerias do Distrito Federal com organizações da sociedade civil (OSCs), o governo de Brasília firmou, na tarde desta terça-feira (5), acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Acordo de cooperação técnica com o Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi assinada na tarde desta terça (5). Com o termo, Executivo local será o primeiro a integrar todos os dados no Mapa das Organizações da Sociedade Civil, plataforma digital do instituto de pesquisa.

 

Por meio da colaboração, o DF passa a usar a plataforma digital do instituto, o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, para consolidar informações sobre as parcerias. Entre elas estão valores de repasses, metas e local das atividades das organizações.

 

Com a assinatura do termo, o DF torna-se a primeira unidade da Federação a integrar todos os dados de organizações da sociedade civil na plataforma. Qualquer cidadão pode consultá-la. Para isso, basta fazer o cadastro.

 

“Estamos colocando todas as informações para que qualquer cidadão em Brasília possa saber quais são as entidades que estão recebendo recursos, quanto recebem e para quê”, disse na cerimônia o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

 

O objetivo da ferramenta é oferecer facilidades para que a população contribua com o monitoramento da aplicação dos recursos e do serviço ofertado por meio dessas organizações.

 

“Em Brasília são 60 mil pessoas empregadas [nas mais de 5 mil organizações], cuidando de educação, saúde, parques, porque nem sempre o Estado tem braço para abarcar tudo”, destacou o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo.

 

Segundo ele, por meio dessa base, com dados abertos, o instituto poderá avaliar a performance, a qualidade das OSCs.

 

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil tem mais de 400 mil entidades cadastradas. Do Distrito Federal, são 5.112.