Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/19 às 16h58 - Atualizado em 29/01/19 às 16h58

Buriti entra na campanha Janeiro Roxo

COMPARTILHAR

Palácio recebe iluminação especial em referência ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

 

É uma referência ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro.

 

Também começou nesta segunda-feira (28) a campanha de Conscientização sobre a Hanseníase, que vai levar, até o dia 1° de fevereiro ações educativas para a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da região Centro Sul, que engloba Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SIA, Park Way, Estrutural, Riacho Fundo I e II.

 

A iniciativa busca melhorar o controle da doença por meio da disseminação de informações sobre o diagnóstico precoce, tratamento, prevenção e superação do preconceito.

 

Considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, a hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. Os sinais da doença incluem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas; pele ressecada, sem suor, queda de pelos ou perda de sensibilidade; sensação de formigamento, dor e sensação de choque, fisgada ou agulhada nos nervos de braços e pernas.

 

No Brasil, o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A prevenção e o tratamento da hanseníase podem ser feitos em qualquer unidade básica de saúde da rede pública. Quando descoberta e tratada tardiamente, porém, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas.

 

Somente em 2018, a Atenção Primária da Região de Saúde Centro-Sul realizou 23 diagnósticos de hanseníase, sendo que, atualmente, 11 estão em acompanhamento, enquanto os demais são atendidos em outras regiões de saúde.

 

Durante a campanha da Secretaria de Saúde, haverá banners explicativos nas UBSs, rodas de conversa nos acolhimentos e salas de espera das unidades, além de consultas individualizadas para aqueles com suspeita da doença. Para mais informações, confira aqui a programação completa em cada uma das UBSs da Região de Saúde Centro-Sul.

 

 

 

AGÊNCIA BRASÍLIA

FOTO: AGÊNCIA BRASÍLIA/ VINICIUS DE MELO

*Com informações da Secretaria de Saúde