Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/19 às 11h56 - Atualizado em 28/06/19 às 11h56

Casa Civil apoia reunião do CIG da Segurança Pública

COMPARTILHAR

 

 

Na tarde desta quinta-feira (27), na sala de gestão estratégica do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), foi realizada a primeira reunião geral dos Comitês Internos de Governança Pública e Gestão Estratégica (Cigesp) da Secretaria de Segurança Pública. Além do secretário Anderson Torres, participaram representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Detran. 

 

Na oportunidade foram tratados temas relacionados à governança e gestão. A diretora de programa da secretaria executiva do Ministério da Economia, Érica Nassar, fez uma explanação sobre governança e decisões baseadas em evidências, mostrando as boas práticas do Governo Federal.

 

Por intermédio da Casa Civil, a reunião contou também com a colaboração do Tribunal de Contas da União, que possui um  Acordo de Cooperação Técnica com o GDF para a orientação, implementação e disseminação das boas práticas de governança. O Auditor de Controle Externo do órgão, Claudio Cruz, abordou os conceitos e princípios da governança pública, que são baseados em liderança, estratégia e controle.

 

O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ressaltou que a secretaria tem seguido à risca todas as orientações e encaminhamentos que o decreto 39.736, de 28 de março de 2019, prevê e entende que esta é uma das prioridades do atual governo. Torres também enalteceu a persistência da secretaria de Governança na implementação da Política de Governança e Compliance no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional.

 

Na opinião da secretária-executiva de Governança e Compliance, Cristiane Nardes, esta foi uma grande oportunidade para disseminar os conceitos de governança para gestores e servidores da SPP. “O comprometimento da alta gestão das secretarias é essencial para o conjunto de boas práticas. Percebemos que a Segurança está bem alinhada com o Decreto e com o que a secretaria de Governança propõe”, completa.    

 

O Cigesp foi instituído pela portaria nº 56, de 07 de junho de 2019, e tem caráter decisório nas questões relativas à Governança e Gestão da SSP.