Governo do Distrito Federal
10/03/22 às 14h59 - Atualizado em 10/03/22 às 15h07

Casa Civil promove Roda de Conversa com debates sobre finanças, diversidade racial e o papel da mulher na gestão pública

Aline Felix | Casa Civil

 

A Casa Civil do Governo do Distrito Federal, promoveu nesta quarta-feira 9, uma Roda de Conversa para as Mulheres. O evento contou com a participação da Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que contou a sua experiência pessoal como gestora, mulher, mãe e esposa na gestão pública.

 

A secretária destacou que a importância da Mulher multitarefas nos dias atuais e as adversidades que a mulher contemporânea enfrenta para alcançar o sucesso que almeja seja na vida profissional ou pessoal.

 

Com um depoimento sensível e firme, Marcela Passamani traz a narrativa da própria história de vida, onde narra as conquistas e superações que teve que enfrentar para ser a primeira secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e espelho para outras mulheres que como ela, arregaçaram as mangas e foram em busca das próprias conquistas pessoais.

 

Secretário Executivo da Casa Civil, Cristiano Lopes da Cunha e a Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal Marcela Passamani

 

A Roda de Conversa promoveu ainda o encontro com o Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo com a dificuldade de inserção da Mulher Negra no mercado de trabalho e a necessidade de políticas públicas de inclusão e valorização.

 

Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo

Juvenal Araújo destacou que a mulher negra sofre diversas discriminações e violências, principalmente em decorrência do gênero, raça e posição social, sendo de extrema importância o fomento das políticas públicas existentes, e a criação de outras que possibilitem uma transformação do atual cenário de desigualdade e finalizou com a atuação da Secretaria de Justiça e Cidadania no enfrentamento contra o preconceito.

 

 A Roda de Conversa ainda contou com a participação da servidora Marina da Guarda realizou um bate papo sobre educação financeira. Marina apresentou soluções sobre como sair das dívidas e começar a poupar dinheiro. A servidora trouxe suas experiências pessoas de como enfrentou e conseguiu superar as dívidas e de como superou os boletos atrasados, o financiamento e as pendencias do cartão de crédito com educação, disciplina, bom senso, criatividade força de vontade.

 

servidora Marina da Guarda, Diretora da Diretoria de Capacitação da Casa Civil

De acordo com a Marina “tão importante quanto saber como quitar dívidas e guardar dinheiro é preservar o hábito de organizar as finanças para que você não volte a ficar endividado no futuro”, finalizou.

 

08 de março 

Na última terça-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. O marco desta data remete a um incêndio em uma fábrica têxtil em 1911, em Nova York, que vitimou cerca de 130 mulheres. O incidente trouxe à tona as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ofertado às mulheres, desencadeando, posteriormente, uma série de lutas operárias e movimentos políticos organizados pelas mulheres. A data para relembrar as conquistas sociais e políticas das mulheres foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.