Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/07/17 às 22h19 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Ciência e entretenimento: Planetário e Embrapa promovem Colônia de Férias Científica na capital federal

COMPARTILHAR

Evento, que mescla diversão e conhecimento, oferece 240 vagas. As inscrições acontecem no período de 11 a 16/07 e podem ser feitas no Planetário de Brasília.

O mês de julho chegou e as férias escolares também. Uma boa oportunidade para conjugar diversão e conhecimento durante esse período é a Colônia de Férias Científica, promovida pelo Planetário de Brasília e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia entre os dias 17 e 21 de julho de 2017. Gratuito e educativo, o evento vai oferecer a 240 crianças de 8 a 12 anos a oportunidade de aprender sobre ciências e meio ambiente de forma lúdica e interativa. É a 5ª edição da Colônia de Férias do Planetário que, pela primeira vez, acontece em parceria com a Embrapa na capital federal.

As inscrições estarão abertas entre os dias 11 e 16 de julho e têm que ser feitas no Planetário (Eixo Monumental, perto do Centro de Convenções). É preciso apresentar documento com foto do responsável e da criança (Carteira de Identidade/CNH/carteira de estudante) e levar duas garrafas PET iguais.

Parceria para o conhecimento

Não basta só entreter, a Colônia de Férias pode e deve agregar conhecimento. Pensando nisso, a programação elaborada em parceria entre o Planetário de Brasília e a Embrapa Recursos Genéticos e Tecnologia vai funcionar assim: no primeiro dia as crianças vão para a Embrapa e lá participarão do Caminho Sustentável.

Trata-se de uma caminhada do saber, que começa com a peça teatral A Arca de Noé e inclui pesquisas científicas, jardim de cheiros, ida ao Bosque do Cerrado e a plantação de uma muda de árvore. Elas também sairão sabendo o importante papel das abelhas para a alimentação humana e na reprodução das plantas.

No dia seguinte, a meninada irá ao Planetário assistir a uma sessão da cúpula comentada sobre o Sistema Solar e o filme Origens da Vida. No mesmo dia, participarão de um circuito científico, aprendendo sobre a gravidade, diferenças entre massa e peso, densidade da matéria e formação dos cristais de açúcar. Para fechar o dia, as crianças participam de uma Oficina de Foguete.

As atividades serão então, divididas em dois dias, em turnos alternados. O período da manhã, de 8h30 às 12h. E o período tarde, das 13h30 às 17h. A escolha do turno fica a critério do responsável e de acordo com a disponibilidade de vagas. Cada turma terá até 30 participantes.

Para o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar, além de segura e animada, a Colônia de Férias do Planetário de Brasília é um local ideal para os pequenos fazerem novas amizades. “É um momento de conhecimento e interação, certamente elas vão se divertir e voltar cheias de novidades para casa”, destaca o secretário.

Fernanda Diniz e Duane Loblein