Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/19 às 18h28 - Atualizado em 6/06/19 às 18h28

CIG da Saúde contou com apoio da Secretaria de Governança

COMPARTILHAR

 

 

 

A primeira reunião do Comitê Interno de Governança Pública (CIG) da Secretaria de Saúde (SES) aconteceu na tarde desta quinta-feira (6) e contou com o apoio da Secretaria Executiva de Governança e Compliance.

 

O objetivo do CIG é garantir o desenvolvimento e a apropriação das melhores práticas de governança de forma contínua e progressiva, nos termos estabelecidos pelo Conselho de Governança (CGOV). “O Comitê é a correia de transmissão de toda a política de governança para dentro das estruturas”, diz Roberto Pojo, subsecretário de Governança e Inovação, que também falou sobre os efeitos positivos que a instituição da política de governança vai trazer para a população do Distrito Federal.

 

O auditor de Controle Externo da Secretaria de Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Ferraz, fez uma contextualização histórica da governança e abordou os pilares das boas práticas – liderança, estratégia e controle. Também mostrou dados de estudo realizado pelo TCU sobre a governança da saúde no âmbito das secretarias municipais, estaduais e dos conselhos.

 

 

Ao encerrar a participação da Secretaria Executiva de Governança e Compliance na reunião, a subsecretária Mariana Montenegro e o assessor especial Rodrigo Ramos falaram sobre os programas de integridade e gestão de riscos.

 

O presidente do Comitê, secretário Osnei Okumoto, enalteceu os trabalhos e reafirmou a importância do envolvimento da alta gestão e de todos os servidores nesse processo. “É fundamental o conhecimento da necessidade da governança e do compliance para que possamos trabalhar todas as questões em relação a secretaria de uma maneira ética, na busca da melhoria da gestão e principalmente nos possibilitar os passos necessários para que tenhamos um trabalho muito bem efetivado e com bastante eficiência e segurança”, completa Okumoto.

 

 

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF