Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/17 às 22h28 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Colônia de Férias Científica do Planetário de Brasília anima a garotada!

COMPARTILHAR

Em parceria com a Embrapa, programação inclui atividades na natureza

Imaginação, garrafa Pet e papelão e lá se vai um foguete pelo mundão! Na Colônia de Férias Científica do Planetário é assim! Material reciclável vira brinquedo, diversão e boas recordações das férias. Durante essa semana, crianças de 08 a 12 anos aprendem e se divertem nas atividades desenvolvidas pelo Planetário de Brasília e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Nessa edição, 240 crianças estão participando das atividades que encerram nesta sexta-feira, 21. 
O pequeno Júlio César Damasceno, de 08 anos, participou das atividades do Planetário nessa terça-feira e já sabe até ensinar a fazer o foguete: “Você usa uma garrafa Pet e junta quatro pedaços de papelão”, explica. 
Segundo o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Coelho, essa atividade lúdica ensina as crianças sobre astronomia, ciências e leva os pequenos para a magia do céu. “Eles ficam animados em construir seus próprios foguetes e depois lançar os mesmo para o espaço”, comenta.
Na Embrapa eles também brincam e aprendem para valer. Os estudantes conhecem ao vivo e a cores pesquisas científicas de controle biológico de insetos e conservação de plantas, entre outras; “Jardim de Cheiros”, no qual vivenciam a experiência sensorial de sentir aromas e texturas de plantas aromáticas e medicinais; “Bosque do Cerrado”, onde têm a oportunidade de plantar uma muda de árvore representativa deste bioma; e, por fim, a “Trilha ecológica”, na qual conhecem experimentos científicos enquanto caminham por uma mata nativa e preservada em plena capital federal.

Atividades extra Colônia de Férias
Além da colônia de férias, o Planetário também mantém a programação diária gratuita de visitação. Os visitantes podem assistir a sessões de filmes em uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro com capacidade para até 80 pessoas por exibição. Lá, projetores especiais simulam os fenômenos da astronomia, o mapeamento dos céus, planetas, estrelas cometas e demais corpos do universo.
O espaço abriga ainda a exposição “Universo Surpreendente”, da Agência Espacial Brasileira, entre os itens da mostra estão réplicas das roupas usadas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes e ainda modelos de espaçonaves.

Veja aqui a programação diária do Planetário de Brasília. 
Veja aqui a programação da Colônia de Férias do Planetário de Brasília.