Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/17 às 13h50 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Detran-DF sinaliza área de espera exclusiva para motos nos semáforos

COMPARTILHAR

Medida visa diminuir número de acidentes com esse tipo de veículo. Projeto começou pelo Eixo Monumental, onde foram instalados 5 bolsões nesta quarta (20)

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai sinalizar 33 áreas de espera para motos nos cruzamentos de semáforos no Eixo Monumental (Vias S1 e N1) até o fim de setembro.

Bolsões serão instalados em 33 pontos do Eixo Monumental até o fim do mês.
Bolsões serão instalados em 33 pontos do Eixo Monumental até o fim de setembro. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Os chamados bolsões estão previstos na Resolução nº 550, de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, explica que a medida serve para os motociclistas ficarem mais bem posicionados, perto dos sinaleiros fechados, e, assim, saiam na frente dos carros no sinal verde, para aumentar a segurança.

Na madrugada desta quarta-feira (20), já foram instaladas cinco dessas áreas exclusivas nos cruzamentos de cinco semáforos da S1.

Segundo Fonseca, Brasília tem cerca de 195 mil motos, e elas estão em um terço dos acidentes graves registrados. “Vamos trabalhar para que não haja nenhuma morte de motociclista”, resume o diretor-geral.

Estatísticas do Detran-DF mostram que houve uma redução de 20% no número de mortes de motociclistas no trânsito de janeiro a agosto de 2017 — foram 52 — comparado ao mesmo período do ano passado: 65.

LEIA TAMBÉM
Blitz educativa promovida pelo Detran-DF orientou motoristas sobre cuidados no trânsito.
BLITZ EDUCATIVA ABRE SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO E MOBILIDADE
Blitze educativas contribuiram para a redução do número de mortes no trânsito no DF.
DF REGISTRA MENOR NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO ATÉ MAIO DESDE 2000
Motoboy há 20 anos, Domingos de Assis, de 38 anos, aprovou a novidade do lugar exclusivo para os veículos antes dos faróis. “Evita que o carro bata na traseira da moto.”

O Eixo Monumental foi adotado como projeto-piloto pelo grande volume de motos que ali circulam e pelo alto índice de acidentes no local.

Depois do Plano Piloto, as próximas regiões administrativas a receberem a iniciativa serão Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras.