Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/21 às 11h16 - Atualizado em 8/02/21 às 11h18

DF recebe mais 37.400 doses da vacina CoronaVac

COMPARTILHAR

AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: SAULO MORENO

 

A CoronaVac do novo lote de 37.400 doses começa a ser aplicada nesta segunda-feira | Foto: Acácio Pinheiro/ Agência Brasília

 

 

O Distrito Federal recebeu, neste domingo (7), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A Rede de Frio contabilizou a entrega de 37.400 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, Sinovac. O quantitativo inicialmente previsto era de 60 mil doses.

Após a chegada dessas novas doses, o Comitê de Vacinação do DF, em reunião extraordinária, realizada neste domingo (7), deliberou sobre a continuação da aplicação da primeira dose nos grupos prioritários já iniciados, além do início da aplicação da segunda dose da CoronaVac para quem já recebeu a primeira dose entre 14 e 28 dias atrás.

 

“O Comitê entende que é preciso finalizar essa primeira etapa”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde Petrus Sanchez. Além disso, Sanchez informou que haverá nova reunião nesta segunda-feira, com o compilado de dados solicitado às áreas pertinentes, de forma “a deliberar quanto à ampliação do público-alvo para esta semana”.

 

Prioridade

 

 

Comitê de Vacinação do DF deliberou sobre a continuação da aplicação da primeira dose nos grupos prioritários já iniciados | Foto: Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

 

 

Idosos com 80 anos ou mais; todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde; profissionais dos hospitais privados; idosos a partir de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento e os cuidadores que atuam nessas instituições; povos indígenas que vivem em terras indígenas; pacientes internados em Home Care (SAD-AC – pacientes de alta complexidade, internados em casa, que são assistidos com suporte de ventilação mecânica), pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – pacientes internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da Secretaria de Saúde); e trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): Resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam APH.

 

Balanço

Do primeiro dia da vacinação contra a Covid-19 até a última sexta-feira (5), a Saúde imunizou 97.793 pessoas dentro dos grupos prioritários. A Unidade da Federação ocupa o primeiro lugar no ranking da campanha em relação aos demais estados do Brasil, com 3,2% da população vacinada

A imunização começou no dia 19 de janeiro. Até o momento foram recebidas 162.560 doses da CoronaVac e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% das doses dos imunizantes fazem parte da reserva técnica para suprir possíveis perdas que possam acontecer ao longo da campanha. Dessa forma, há estoque para uma eventual reposição.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde-DF