Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/21 às 16h37 - Atualizado em 8/11/21 às 16h34

Em tempo de chuva, aumente os cuidados ao dirigir

COMPARTILHAR

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

No período de chuvas, os motoristas devem apurar a atenção ao dirigir pelas vias do Distrito Federal. A combinação de asfalto molhado, baixa visibilidade e poças d’água aumenta o risco de acidentes de trânsito. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) orienta o condutor a observar alguns cuidados, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e, para melhorar a visibilidade, usar o ar-condicionado ou abrir um pouco os vidros.

 

É recomendável manter os faróis baixos, para dar mais visibilidade ao veículo, e sempre usar a seta

 

Ao atravessar poças, recomendam os técnicos do departamento, é preciso manter a aceleração contínua em primeira marcha. No caso de locais muito alagados, melhor deixar o nível da água baixar. Também é importante manter o farol baixo, recurso que torna o veículo mais visível; e, sempre que for mudar de direção, usar a seta (com ou sem chuva).

 

Pistas da cidade requerem mais atenção em períodos chuvosos | Foto: Vanessa Olinto/Detran

Semáforos intermitentes

Em períodos chuvosos, os equipamentos semafóricos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento, principalmente quando há queda de energia. O Detran monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informar sobre os semáforos que apresentam problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 154.