Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/19 às 15h52 - Atualizado em 28/05/19 às 15h52

Encerramento do curso de governança pública teve desafio lançado

COMPARTILHAR

Objetivo foi sensibilizar servidores a praticarem e disseminarem a boa governança  

 

A quarta e última turma do curso de governança pública para servidores, que aconteceu ontem (27) no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), propiciou aos participantes momentos de rico aprendizado. Segundo Cristiane Nardes, Secretária-Executiva de Governança e Compliance e uma das idealizadoras do curso, “com o que aprenderam os servidores estão aptos a aplicar no dia a dia os conceitos de governança e reconhecer os mecanismos de inovação para o setor público, ferramentas capazes de facilitar o trabalho e melhorar o desempenho”.

 

O Vice-Presidente da CLDF, Deputado Rodrigo Delmasso, fez a abertura e falou sobre a importância das boas práticas de governança, principalmente na mudança cultural.

 

Na sequência o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Luis Afonso Gomes Vieira, fez esclarecimentos sobre o Decreto 39.736, de 29 de março de 2019, que instituiu a Política de Governança e Compliance no DF e a importância do Conselho de Governança Pública (CGOV) no monitoramento e avaliação das políticas públicas. Outro tema abordado por ele foi liderança, estratégia e controle, que são os pilares da boa governança.

 

Já o auditor do TCU Claudio Cruz, expôs alguns dados do trabalho realizado pelo tribunal com 500 empresas com o tema governança, para entender se elas têm maturidade de liderança, estratégia e controle.

 

A manhã contou ainda com a explanação do Ministro Augusto Nardes sobre governança no cenário federal, auditoria nas áreas mais sensíveis como saúde e educação, e falou ainda sobre regularização fundiária. A principal mensagem deixada pelo Ministro é a importância de a governança ser aplicada sempre com mudança cultural. “Se for bem aplicada no GDF, será exemplo para outros estados e os servidores deixarão um legado para as próximas gerações”, diz.

 

Ao fazer o encerramento da manhã, o Deputado Delmasso lançou um desafio a todos os presentes. “Para que a gente mude, temos que praticar a mudança. Temos que repetir a boa governança durante 21 dias. Depois disso, consegue-se uma mudança cultural”.

 

No período da tarde a Secretária-Executiva de Governança e Compliance Cristiane Nardes, a Subsecretária de Compliance Mariana Montenegro, o Subsecretário de Governança e Inovação Roberto Pojo e os Assessores Especiais Paulo Medeiro e Rodrigo Ramos fizeram um grande apanhado dos temas Governança, Compliance, Gestão de Riscos e Inovação.

.