Serão ofertadas vagas para divulgação de espetáculos e para residência artística. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do espaço a partir de segunda-feira (10).
A curadoria e a coordenação das atividades do Renato Russo serão conduzidas em parceria com a organização da sociedade civil Instituto Bem Cultural, selecionada pela Secretaria de Cultura para gerir o equipamento público.
Para a subsecretária substituta de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Daniela Diniz, parcerias com a organização da sociedade civil permitem não só decisões conjuntas como boas possibilidades de realizações.
“Vamos ter uma programação muita rica e frutífera, com residências e intercâmbios com toda a cadeia produtiva cultural”, avaliou Daniela.
Presente na cerimônia, a presidente do instituto, Roseana Braga, destacou a experiência da entidade no setor, com eventos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e quatro edições do Movimento Internacional de Dança, por exemplo.
“Para nós é um desafio enorme, estamos bastante animados para fazer uma excelente gestão nesta casa tão significativa para todo mundo”, declarou.
O vice-presidente, Leonardo Hernandes, acredita que as 12 áreas disponíveis no Renato Russo vão favorecer a produção cultural dentro e fora do espaço.
“A perspectiva é a de que a gestão compartilhada vai atender artistas e, principalmente, a população.”
Para executar plano de trabalho adequado ao perfil e às características do espaço cultural, a instituição terá orçamento de R$ 800 mil.
Durante a apresentação da gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo, foi lançada a Política Setorial do Teatro do Distrito Federal.
A iniciativa estabelece diferentes estratégias coordenadas pelo governo para fortalecer as atividades da cadeia produtiva das artes cênicas.
O objetivo principal é contribuir para posicionar o DF como importante polo de criação, produção, pesquisa, formação e difusão do segmento teatral.
A política lançada hoje integra a Política Distrital das Artes, instituída para garantir que as especificidades de cada setor da cultura sejam atendidas por políticas públicas.
São seis políticas setoriais:
Editais de chamamento público para o Espaço Cultural Renato Russo
Para espetáculos | |
Ocupações | Inscrições |
Em fevereiro | De 10 a 30 de dezembro |
De março a junho | De 10 de dezembro a 27 de janeiro |
De julho a dezembro | De 13 de maio a 12 de junho |
Para residência artística 2019 | |
Período | Inscrições |
Primeiro semestre | De 10 de dezembro a 13 de janeiro |
Segundo semestre | De 6 de maio a 2 de junho |
Pelo site do Espaço Cultural Renato Russo
CIBELE MOREIRA E MARCELO NANTES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
EDIÇÃO: RAQUEL FLORES
Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília