Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/04/24 às 10h30 - Atualizado em 22/04/24 às 10h30

Governador entrega prêmios aos vencedores da Maratona Brasília

Cinco mil atletas e corredores amadores comemoram os 64 anos de Brasília percorrendo os quilômetros da Maratona Brasília. O evento esportivo faz parte das celebrações oficiais do aniversário da cidade e teve provas no sábado (20) e no domingo (21) de 3 km, 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. Os grandes vencedores foram premiados no fim da manhã deste domingo, em estrutura montada atrás do Teatro Nacional Claudio Santoro, na Esplanada dos Ministérios.

Coube ao governador Ibaneis Rocha a entrega dos prêmios dos cinco primeiros colocados nas categorias homem e mulher na disputa de 42 km, a principal da manhã. “Queria agradecer a todos os atletas que participaram nas mais diversas modalidades e dizer que Brasília é isso. Uma cidade linda, com esse céu maravilhoso e esse sol gostoso de passear. Parabéns a Brasília pelos 64 anos e parabéns a toda a população do Distrito Federal por tudo que faz”, afirmou o líder do Executivo.

 

Ibaneis Rocha aproveitou para lembrar das comemorações do aniversário que se iniciaram no domingo passado e se estendem ao longo deste 21 de abril. “Nós estamos muito felizes com o aniversário de Brasília. Todas as festividades ocorreram dentro da maior tranquilidade possível. Hoje nós temos mais um dia de festividades com essa maratona lindíssima. Então, é uma manhã de muita alegria para todos nós”, definiu o líder do Executivo.

Essa foi a segunda edição consecutiva da corrida no aniversário de Brasília depois de 25 anos de ausência. A maratona foi promovida pelo jornal Correio Braziliense com fomento de emendas parlamentares executadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). Foram empenhados cerca de R$ 600 mil disponibilizados pelos deputados distritais Pepa, Thiago Manzoni e Pastor Daniel de Castro.

“Esse evento é maravilhoso e já é tradicional em Brasília. Nós, da Secretaria de Esporte e Lazer, sempre estamos apoiando e fomentando o esporte, como a corrida e outros eventos na cidade”, defendeu o secretário substituto de Esporte e Lazer, Mateus Bahia.

 

O presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, agradeceu o incentivo do GDF. “O apoio é muito importante. Todos os parceiros são fundamentais para o sucesso e a qualidade do evento. Esse ano nós tivemos também essa felicidade da nossa maratona estar no calendário oficial do aniversário de Brasília”, completou.

 

Comemoração e superação

 

A largada nos dois dias ocorreu às 6h, na Praça da Cidadania. Os participantes percorreram trechos do Eixo Monumental e, a depender da modalidade de competição, seguiram para os eixos Norte e Sul, voltando para completar a prova em frente ao teatro.

Todos os inscritos tiveram direito ao kit atleta com uma camiseta, sacochila, viseira, número de peito, e após a prova receberam uma medalha de participação e kit lanche, além das premiações por colocação e faixa etária. Antes das provas, educadores físicos deram aulas de alongamento e após a prova os participantes puderam aproveitar o show da cantora Teresa Lopes e do grupo Choro Livre.

 

A servidora pública Aline Trancoso, 38 anos, escolheu a Maratona Brasília para correr, pela primeira vez, 42 km. Emocionada, ela definiu como um dia de superação pessoal. “Foi incrível. A minha sensação é de alegria por superar esse desafio”, disse.

A atleta amadora elogiou a participação do GDF fomentando a iniciativa. “Acho superimportante esse tipo de incentivo do poder público. É fundamental para dar mais qualidade de vida à população”, definiu.

 

O auxiliar de serviços gerais Roberto Laurindo, 57, escolheu celebrar o aniversário da cidade na Maratona Brasília. Paraibano, ele mora na capital há 45 anos. “É muito bom correr no dia do aniversário de Brasília, porque tem uma animação diferente. Sem falar que estamos disputando no coração da cidade”, afirmou.

 

Programação comemorativa

 

Desde sábado (20), o governador Ibaneis Rocha tem participado das ações pelos 64 anos de Brasília, quando inaugurou o viaduto do Itapoã/Paranoá e anunciou a Rota das Uvas do DF. Neste domingo (21), o líder do Executivo começou o dia participando da Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes, e da missa na Catedral Metropolitana de Brasília de bênção ao aniversário da cidade.

A programação oficial comemorativa segue por todo o mês. O pontapé foi com a apresentação de Zé Vaqueiro, no Taguaparque, passando pelos shows do Padre Fábio de Melo e de Aline Barros, na Torre de TV. Ainda neste domingo se apresentam Jorge Aragão, às 18h, na Torre de TV Digital, e Xand Avião, a partir das 19h30, na Torre de TV. Até o dia 30, a celebração continua com programações diversas.