Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/19 às 18h15 - Atualizado em 10/06/19 às 18h15

Governança apresenta portfólio

COMPARTILHAR

 

Gestores conhecem mix de serviços

 

Com o intuito de apresentar o portfólio de serviços, a Secretaria Executiva de Governança e Compliance está realizando uma série de reuniões com gestores de diversas pastas. Na tarde desta segunda-feira (10), as apresentações ocorreram para as Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Juventude.

 

Segundo Cristiane Nardes, Secretária-executiva, governança e compliance são assuntos relativamente novos na gestão do GDF. “É importante, neste primeiro momento, sensibilizar a alta gestão, os secretários, adjuntos, subsecretários e chefes de unidade para que repassem à equipe tática e operacional os mecanismos de liderança, estratégia e gestão, que são os pilares da governança”, diz.

 

Além de promover a mudança na cultura através da governança e dos programas de integridade, a secretaria atua como um órgão de integração. “Nosso papel também é ser a ponte entre as pastas. Agimos no que diz respeito à comunicação. Se um órgão está com entrave ou dificuldade com outro, mediamos essa conversa”, completa Nardes.

 

Por ser uma secretaria nova, criada no início desta gestão, esses encontros se fazem necessários para que todos os gestores tenham conhecimento da atuação da Secretaria de Governança e em que situações podem contar com o apoio deste órgão. Dentre as opções que compõem o mix de serviços oferecidos estão:

 

Gestão por resultados: Estruturar, em conjunto com as próprias secretarias, indicadores de resultado para auxiliá-las na tomada de decisão gerencial e na construção de políticas públicas.

 

Análise de dados: Auxiliar na análise de dados estratégicos que incrementem a governança das Unidades do GDF.

 

Melhoria nos processos: Conduzir rodadas de discussão com técnicos e gestores para aperfeiçoar processos de planejamento e construção de políticas públicas com uso dos dados disponíveis.

 

Gestão de políticas públicas: Estabelecer metodologia de análise de políticas públicas, definição do problema e acompanhamento de resultados que contribuam para o atingimento das metas estratégica do DF, identificando políticas que necessitem de otimização e simplificação dos processos de trabalho.

 

Análise e monitoramento: Monitor de temas específicos que faz acompanhamento, em tempo real, de menções relacionadas a temas de interesse nas redes sociais que opera com uma combinação de metodologias linguísticas, computacionais e das ciências sociais aplicadas e que funciona como um termômetro do debate público na web, além de oferecer um histórico recente de menções aos tópicos em questão.

 

Modelo de excelência em gestão: Promover a integração entre os órgãos do Distrito Federal, com vistas ao fortalecimento da governança e da gestão, bem como a melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas a serem implementadas pelo Modelo de Excelência em Gestão – MEG.

 

Trilhas de capacitação: Estruturação de trilhas de capacitação para a formação de agentes públicos em temas afetos à Governança Pública e Compliance.

 

Condução de oficinas: Oficinas para disseminação da Política de Governança Pública e Compliance à Alta Administração e agentes públicos.

 

Para conhecer o portfólio completo, acesse http://www.governanca.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/05/Portfolio_SEGC.pdf