Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/19 às 18h03 - Atualizado em 4/06/19 às 18h03

Governança participa da primeira reunião do CIG da Educação

COMPARTILHAR

 

Gestão de risco, planejamento estratégico, integridade e governança fizeram parte da pauta

 

Na manhã de hoje (4) os gestores da Secretaria Executiva de Governança e Compliance participaram da primeira reunião do Comitê Interno de Governança Pública (CIG) da Secretaria de Educação (SEE). O encontro foi presidido pelo Secretário Rafael Parente e contou com a alta gestão da Educação, além de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Codeplan e da Universidade de Brasília (UnB).

 

A participação da equipe técnica da Secretaria de Governança e de auditores do TCU foi baseada no Acordo de Cooperação Técnica que o Tribunal tem com o GDF para a orientação, implementação e disseminação das boas práticas de governança.

 

Parente falou sobre a importância de a Secretaria de Educação receber o apoio e orientação da Casa Civil através da Secretaria Executiva e da relevância dos temas tratados para a qualidade da gestão.  “Governança e Compliance são importantes para que a pasta consiga resolver rapidamente seus problemas”, acrescenta.

 

Temas como gestão de risco, planejamento estratégico, integridade e governança fizeram parte da pauta. A auditora de controle externo do TCU, Patrícia Nogueira, falou sobre governança na educação e a importância da definição de estratégias para atingir os objetivos. Lauro Stocco, assessor especial da Casa Civil, explanou sobre o projeto de estruturação do monitoramento de resultados do programa Escolas que Queremos.

 

O pesquisador Marilson Dantas, da UnB, comentou também sobre a importância da comunicação, do controle e do envolvimento das pessoas na governança. Dantas também expôs o sistema de custos de governança, desenvolvido por ele e que já está sendo testado pela Subsecretaria de Administração Geral da SEE.

 

A Secretária-Executiva de Governança e Compliance, Cristiane Nardes, fez um balanço positivo da reunião e colocou os trabalhos da secretaria à disposição dos órgãos que desejarem orientação nos CIG’s. “O comprometimento da alta gestão das secretarias é essencial para o conjunto de boas práticas”.