Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/18 às 17h03 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Inscrições abertas para curso gratuito que qualifica gestores públicos sobre o Marco Regulatório do Terceiro Setor

COMPARTILHAR

O intuito é apresentar o Manual do Marco Regulatório do Terceiro Setor e aprimorar a qualidade de gestão nas parcerias com o Poder Público

Estão abertas as inscrições para a 1º turma do 2º Ciclo de Capacitações de gestores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que ocorrerá de 10 a 13 de abril, no período matutino, na Escola de Governo do DF. O curso está disponível para servidores públicos distritais que atuam direta ou indiretamente na seleção, celebração, execução, monitoramento e análise de prestação de contas de parcerias. Também poderão participar como ouvintes/convidados irigentes, trabalhadores, voluntários de OSCs e demais pessoas interessadas na temática. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de abril, quinta-feira, pelo site da Egov.

O curso “Capacitação do Manual MROSC-DF” visa capacitar os participantes com a apresentação do conteúdo do Manual MROSC-DF, que orienta a aplicação concreta do Decreto Distrital nº 37.843/2016, que regulamenta a Lei Nacional n° 13.019/2014. Serão 7 módulos, com carga horária de 16 horas. Em quatro aulas presenciais os participantes receberão conhecimentos específicos importantes para a tomada decisões de uma forma mais hábil, estabelecendo critérios e processos que irão aprimorar a gestão das organizações. Durante 2018, serão abertas outras 4 turmas. Ao final do curso o participante receberá um certificado pela qualificação.

Além das turmas com capacitação geral sobre o Manual, serão disponibilizados ainda cursos específicos para três setores: Assistência Social, Educação e Cultura, Esporte e Turismo. Os cursos são parte do trabalho desenvolvido pelo Governo de Brasília em parceria com OSCs para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Essas entidades prestadoras de relevantes serviços para a população, participam da formulação, execução e do controle de políticas públicas. Capacitar os atores envolvidos nessa dinâmica é sinônimo de reconhecimento, continuidade e fortalecimento de tais ações. O 2º Ciclo de Capacitações visa tornar as parcerias e as ações desenvolvidas em prol da comunidade mais eficientes.

Confira as datas dos cursos e não perca essa oportunidade!

OSCs

As OSCs são entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades e serviços de relevante interesse público voltados ao atendimento de grupos vulneráveis da sociedade, como crianças vítimas de abusos, mulheres que sofrem violência doméstica, refugiados e pessoas em situação de rua, dentre outros segmentos.

Iniciativa de sucesso!

Em 2017, foi realizado o 1º Ciclo de Capacitação do Marco Regulatório do Terceiro Setor com a realização de 12 cursos presenciais na EGov. 380 pessoas foram capacitadas dentre servidores de secretarias e demais órgãos de governo, além de dirigentes de OSCs que mantém termos de parcerias com o Distrito Federal.  Também foi desenvolvido e lançado em outubro de 2017 um curso a distância (EAD) sobre Gestão de Organizações da Sociedade Civil – OSCs por meio de parceria com a Secretaria Adjunta de Trabalho da SEDESTMIDH no âmbito do Programa Qualifica Mais Brasília com participação de 193 pessoas por essa plataforma.