Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/17 às 14h11 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Ligação de água pode ser solicitada à Caesb pela internet

COMPARTILHAR

Serviço é um dos oferecidos pela companhia desde o início de setembro para dar mais comodidade aos clientes

Os consumidores brasilienses já podem solicitar ligação de água pela internet à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Esse é apenas um dos vários serviços que são oferecidos desde o início de setembro via site da companhia. Com isso, os clientes não precisam se deslocar a um escritório.

Para usufruir dessa facilidade, devem-se criar login e senha no portal e preencher um formulário eletrônico com dados pessoais. O acesso é possível pelo celular.

Com a modernização do atendimento comercial, mais duas funcionalidades estão disponíveis virtualmente:

Autocadastro— permite fazer o cadastro ou atualizá-lo sem ter de comparecer a um escritório da Caesb ou acionar o canal telefônico (pelo número 115). A área cadastral tem de ser acessada com senha, e o envio das informações é criptografado.
Pedido de revisão de conta— basta selecionar a inscrição do cliente e as referências questionadas. Esse é o serviço com o maior número de solicitações nos escritórios da companhia.
Também se encontram no portal:

Segunda via de conta
Comprovante de pagamentos
Situação de débito
Histórico de consumo
Atendimento a órgãos públicos
Autoleitura
Interferência de rede
Ressarcimento de danos
CPF ou CNPJ devem ser informados
Outra mudança é a obrigatoriedade de informar CPF ou CNPJ para alguns atendimentos. Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução Adasa nº 14, de 2011, os serviços prestados pela Caesb são de natureza contratual, que vinculam a companhia ao usuário. Por isso, recomenda-se que os solicitantes estejam sempre com esses documentos em mãos.