Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/21 às 10h23 - Atualizado em 24/03/21 às 10h23

Mais 20 leitos para UTI covid-19 serão abertos no Hospital de Base

COMPARTILHAR

AGÊNCIA BRASÍLIA* I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

Os 20 leitos foram instalados em menos de 24 horas na UTI cirúrgica do terceiro andar do hospital| Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

 

 

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) abrirá, nesta quarta-feira (24), mais 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 no Hospital de Base (HB). Outros 10 leitos de UTI para pacientes com outras doenças serão entregues nos próximos dias.

 

O anúncio foi feito hoje (23) pelo governador Ibaneis Rocha em mensagem no Twitter. “Este é um trabalho contínuo para melhorar as condições de atendimento”, ressaltou o chefe do Executivo, que pediu a colaboração da população: “Mas é preciso que todos nos ajudem, se preservando com o uso de máscara e álcool em gel e mantendo o distanciamento”.

 

 

O anúncio foi feito na terça (23) pelo governador Ibaneis Rocha em mensagem no Twitter

Os 20 leitos foram instalados em menos de 24 horas na UTI cirúrgica do terceiro andar do hospital. Os pacientes que estavam na unidade foram transportados para a Sala de Recuperação Pós-Anestésica, no segundo andar do HB, onde continuaram a receber atendimento. Assim que o espaço foi liberado, três pacientes com covid-19 foram internados ainda na tarde desta terça.

 

O HB já contava com outros 75 leitos para vítimas do coronavírus, sendo 40 de UTI — 20 deles com suporte para diálise — e 20 de unidade de cuidados intermediários (UCI). Há, ainda, 16 leitos de enfermaria para pacientes em recuperação da doença, no sétimo andar do prédio.

 

“Estamos somando esforços com o Governo do Distrito Federal e com a Secretaria de Saúde para atender, nas nossas unidades, o máximo possível de pacientes contaminados pelo coronavírus”, destacou Gilberto Occhi, presidente do Iges-DF. “A luta pela vida não para. É diária, é constante, é permanente.”

 

A abertura dos leitos em tempo recorde só foi possível graças ao trabalho de uma força-tarefa que reuniu todas as gerências do Hospital de Base. Segundo Geraldo Júnior, gerente de Emergência, há seis dias equipes trabalham para transferir pacientes não covid-19 para outros hospitais e outras áreas do HB. “É um trabalho feito com muito cuidado e com total segurança”, ressalta Geraldo. “Assim, conseguimos liberar espaço para receber pacientes com covid na UTI.”

 

 

 

 

 

*Com informações do Iges-DF