Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/05/24 às 15h05 - Atualizado em 13/05/24 às 15h05

Novas calçadas garantem acessibilidade para a população do Núcleo Bandeirante

Quem caminha pelo Núcleo Bandeirante já percebe as diferenças no passeio pela região administrativa. O Governo do Distrito Federal (GDF) está construindo mais de cinco mil metros de novas calçadas com acessibilidade na cidade. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a obra já passou por toda a Avenida do Contorno e agora está concentrada na 3ª Avenida.

A renovação dos passeios atende às normas técnicas de acessibilidade com largura mínima de dois metros, superfície regular, firme e com pisos e elevações táteis, o que garante a livre circulação de todos os pedestres pelo espaço, em especial, das pessoas com dificuldade de mobilidade. Os trechos foram construídos em concreto usinado, oferecendo maior durabilidade e resistência, além de manutenção mais em conta.

 

De acordo com o administrador regional, Cláudio Márcio de Oliveira, era uma das principais demandas dos moradores da RA. “Algumas estavam danificadas, estreitas e recebíamos muitos questionamentos via Ouvidoria. Estas têm um novo formato com um concreto polido e atende o grande fluxo de pessoas que circulam diariamente nesse caminho”, destaca. O investimento da obra foi proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto.

O estudante Gabriel Oliveira, de 18 anos, faz o caminho da 3ª Avenida todos os dias e destaca as vantagens da obra para os pedestres e moradores do Núcleo Bandeirante. Segundo ele, o calçamento anterior apresentava rachaduras e dificultava o acesso. “É perceptível que agora as calçadas seguem um padrão, o caminhar está mais fluido e acessível para as pessoas com qualquer dificuldade”, conta o morador.

 

O administrador salientou ainda que a próxima etapa é seguir com o calçamento para a 2ª Avenida e que outros investimentos estruturais estão sendo feitos, como a reforma do Complexo Esportivo da Metropolitana. “Estamos reformando campo sintético, a quadra poliesportiva, a quadra de tênis e campo de areia. Ainda tem a recuperação da Vila Cauhy com a construção da passarela e os muros de gabiões [barreira de contenção] para conter as cheias do rio”, completa Cláudio Márcio de Oliveira.