Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/17 às 22h04 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

O céu de Brasília terá chuva de meteoros

COMPARTILHAR

O evento ocorre uma vez por ano, no Brasil, e pode ser visto a olho nu

Uma chuva de meteoros no céu da capital federal é esperada a partir das 22 horas desta sexta-feira e ao longo de toda a madrugada. O fenômeno, chamado Delta-Aquáridas, poderá ser visto a olho nu. O ideal é estar em uma área mais isolada, longe dos prédios altos e da poluição. É interessante também utilizar um binóculo para melhorar a visualização.

A explicação para este acontecimento está na existência de uma quantidade de meteoros maior do que a usual a irradiar em um único ponto do céu. O monitor do Planetário de Brasília, Adriano Leonês, fez questão de dar detalhes sobre esse fenômeno que chama tanto a atenção. De acordo com ele, tudo acontece quando a Terra passa por uma região de poeira no rastro de um cometa. “A maior parte destas chuvas apresenta 50 meteoros por hora, mas em algumas ocasiões pode chegar a 100. Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora. Os detritos entram na atmosfera em alta velocidade e entram em combustão. Assim, formam-se as estrelas cadentes”, explica Leonês.

O acontecimento é visto uma vez por ano, no Brasil. Nesta sexta-feira, por volta das 20h, ao leste, nascerá a constelação de Aquário. É nela que haverá a chuva. Quem puder, pode buscar na loja de aplicativos do seu celular o termo “Carta Celeste” e baixar o aplicativo de sua preferência para ter acesso a localização exata da chuva de meteoros, a partir do lugar em que estiver.