Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/17 às 14h30 - Atualizado em 5/11/18 às 11h52

Orla Livre

COMPARTILHAR

Entre esboços a lápis surge, do traçado de Lúcio Costa, a vocação da Orla do Lago Paranoá: ser um espaço democrático, acessível, com enorme potencial para abraçar vivências de esporte e lazer em harmonia com o meio ambiente. O projeto Orla Livre foi desenvolvido pelo governo de Brasília motivado por uma decisão judicial que exige a desocupação de áreas públicas próximas à margem do lago considerada de preservação permanente.

 

A revitalização da Orla Livre começa a sair do papel e brota agora uma orla como você nunca viu. Em meio à natureza, cercada por árvores típicas do cerrado, surgem trilhas com 4 metros de largura para caminhada, corrida, ciclismo e outras atividades esportivas. A trilha com 6,5 km de extensão no Parque Península Sul e no Parque Asa Delta, na QL 12 do Lago Sul, já foi concluída.

 

E tem mais: em 2017, a trilha vai conectar o Parque Asa Delta ao Deque Sul, passando da QL 12 até a QL 8 do Lago Sul. Serão mais de 10 km de pista na margem do Lago Paranoá, com 4 metros de largura e deques de madeira sobre o lago nos pontos onde não há passagem terrestre para a construção da trilha pavimentada. Além disso, todo o percurso será iluminado e revegetado com milhares de mudas nativas do cerrado e haverá ainda banheiros públicos em pontos específicos.

 

Isso tudo é só o começo para a transformação da Orla: mais moderna, mais democrática e mais sustentável. Assim como Brasília foi concebida, a seleção do projeto de Urbanismo e Paisagismo, com 38 Km de extensão, será realizada por meio de um Concurso Público. Acompanhe na linha do tempo abaixo “Passado, presente e futuro” os próximos passos deste grande projeto.

 

Participe! Juntos vamos fazer uma orla melhor para todos.

 

Veja mais aqui.