Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/17 às 20h13 - Atualizado em 29/10/18 às 17h18

Planetário prorroga o prazo de inscrições para a Colônia de Férias

COMPARTILHAR

São mais 300 vagas para quem não conseguiu participar da primeira semana

Quem disse que a 4ª Colônia de Férias do Planetário acaba nesta sexta-feira? Ia ser assim, mas o sucesso tem sido tão grande que a brincadeira vai continuar pelas próximas duas semanas. O prazo de inscrições foi prorrogado para dar a oportunidade a mais crianças participarem das atividades que, agora, vão até o próximo dia 27.

Os organizadores abriram mais 300 vagas, sendo 150 na semana de 17/01 a 20/01 e as demais no período de 24/01 a 27/01. Meninos e meninas de 8 a 12 anos de idade podem participar. Basta que o pai, a mãe ou o responsável vá até o planetário, preencha a ficha de inscrição e doe 2kg de alimentos não perecíveis ou um brinquedo novo.

A procura foi além do esperado, tanto que as vagas, desta primeira semana, se esgotaram rapidinho. O principal segredo do sucesso da 4ª Colônia é a programação que tem feito a garotada curtir as férias sem sentir o tempo passar. E não poderia ser diferente. As atividades são interativas, atrativas e despertam o interesse pela ciência, tecnologia e inovação de uma forma super divertida.

Quer ficar por dentro das atrações? São duas programações que ocorrem, alternadamente. Tem sessão de cinema na cúpula com projeção digital, oficinas de origami e de carrinho foguete. Isso mesmo! Eles aprendem não só a construir, mas também a lançar. Isso tudo sem falar que, no meio da tarde, há um lanche coletivo que permite à turminha descansar, conversar e renovar as energias para o restante das atividades.

“Esse resultado é gratificante, principalmente, para mostrar que ciência e tecnologia são também de interesse das crianças. Elas precisam só de um ambiente que desperte ainda mais a curiosidade sobre esses assuntos. E quando fazem isso brincando, aí fica perfeito”, avalia o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar.

A 4ª Colônia tem reunido a garotada de quase todas cidades do Distrito Federal. Outro detalhe importante é o aspecto social. Nos quatro primeiros dias, as pessoas doaram, na inscrição, quase 1 tonelada e meia de alimentos não perecíveis, que irão para o Banco de Alimentos da Central de Abastecimento do DF (Ceasa/DF). Já os brinquedos, serão doados, na festa do Dia das Crianças, para os baixinhos de famílias de baixa renda do DF.

Atividades Propostas (dias 18,20, 25 e 27 de janeiro)
13h30 – Sessão comentada Origens da Vida (cúpula)
14h – Oficina Origami
15h – Lanche Comunitário
15h30 – Oficina Missão VSB 30
16h30 – Início dos lançamentos dos foguetes
17h30 – Término dos lançamentos e entrega das crianças aos pais

Atividades Propostas (dias 17,19, 24 e 26 de janeiro)
13h30 – Sessão Comentada Reino de Luz (cúpula)
14h – Oficina Jogos de Todo Mundo
15h – Lanche Comunitário
15h30 – Oficina Planisfério
16h30 – Oficina Relógio Estelar
17h30 – Término