Governo do Distrito Federal
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7/06/21 às 14h13 - Atualizado em 7/06/21 às 14h14

Professor e estudantes criam jornal digital em Taguatinga

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AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: RENATA LU

 

A busca por diferentes práticas que conquistem a dedicação dos estudantes levou o professor Eduardo Alves e sua turma ao mundo das notícias: juntos, criaram o CEMTN News, um jornal veiculado na internet com notícias e opiniões produzidas na escola. O nome do jornal digital é uma referência à própria escola, já que a turma estuda no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN).

 

A estudante Ana Clara Rachid, 15, cursa o primeiro ano do ensino médio e está empolgada com o projeto | Foto: Secretaria de Educação

 

Eduardo Alves é psicopedagogo e também professor de português. Segundo ele, o jornal foi uma das formas de criação de conteúdo que mais chamou atenção dos estudantes.  A plataforma virou um meio de expressão dos alunos. Lá, diferentes temas são trabalhados e o professor regente estimula o respeito social.

 

“Debatemos temas selecionados pelos alunos e esses variam desde ética, tabus e cidadania, até direitos humanos. O amplo debate desses assuntos envolve pesquisas e, inevitavelmente, a saída da zona de conforto. Sempre trago situações do cotidiano em que eles se reconhecem no debate e percebem que, se nada fizerem, nada será feito”, conta o professor.

 

Segundo Eduardo, o jornal reflete um processo contínuo de aprendizagem em sala de aula: “O projeto transita bem entre as disciplinas, enriquece a argumentativa, o senso crítico e a produção autoral”.

 

O professor ainda conta que o engajamento dos estudantes é de grande valor social. “Vê-los se desenvolvendo, debatendo temas de extrema relevância para que haja uma transformação social é algo muito gratificante”, acrescenta.

 

A voz dos estudantes

 

A estudante Ana Clara Rachid, 15, cursa o primeiro ano do ensino médio e está empolgada com o projeto. Ela fala sobre a importância de debater temas de relevância social com os colegas e professores: “Temos a oportunidade de expressar nossos pensamentos, além de discorrer sobre temas atuais e importantes para a sociedade”.

 

Para publicação no jornal escolar, a estudante escreveu sobre violência doméstica. “O tema da matéria que escrevi é o feminicídio, um assunto que deve ser mais abordado devido ao aumento alarmante de casos no país durante a pandemia, argumenta.