Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Saúde é tema de discussão com MPDF

Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki se reúne com a Procuradora-Geral de Justiça, Fabiana Costa de Oliveira Barreto e promotores de justiça para tratar da implementação de tecnologia na área da saúde

 

O Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, se reuniu na tarde de hoje (03), com o Secretário da Saúde, Osnei Okumoto, o Controlador-Geral do DF, Aldemário Araújo, a Procuradora-Geral da Justiça, Fabiana Costa de Oliveira Barreto, com os promotores de justiça Moacyr Rey Filho e Jairo Bisol para tratar de um tema prioritário para o Governo Ibaneis Rocha: a Saúde Pública no DF.

 

Na pauta de discussões, foram abordadas alternativas para melhorar o atendimento ao cidadão e o programa de governança e compliance do governo para a saúde.

 

Outro tema discutido foi a inserção de sistema informatizado para controle na área da saúde. A ideia visa dar transparência e racionalidade à organização dos serviços.

 

 

A implementação é uma estratégia para garantir organização na produção e na oferta de ações no serviço público de saúde.

 

De acordo com a Casa Civil, junto com a regulação, existem sistemas criados pela tecnologia de informação que trará benefícios à população e dará mais visibilidade às filas de cirurgias, filas ambulatoriais e ocupação dos leitos hospitalares. Isso garante que o cidadão tenha controle e transparência no processo, podendo acompanhar o passo a passo do seu atendimento e se sentir seguro sabendo que há uma fila a ser respeitada.

 

“O governador Ibaneis determinou atenção especial à saúde. Vamos blindar o funcionamento da pasta de qualquer tipo de interferência, seja ela política ou não. Serão implementados sistemas de controle que darão eficiência e transparência. Cada cidadão terá acesso aos gastos da pasta, com o custo unitário, e poderá comparar com os preços de mercado. É bom para o gestor e para a população. Todos ganham”, enfatiza o Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki.

 

Para a procuradora-geral de Justiça é importante o diálogo do Poder Executivo com os órgãos de controle para que se aperfeiçoe os serviços prestados à população.