Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/21 às 10h47 - Atualizado em 15/06/21 às 10h47

Saúde estima aplicar 186 mil unidades da segunda dose

COMPARTILHAR

AGÊNCIA BRASÍLIA* I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

 

A Secretaria de Saúde alerta para que as pessoas que já receberam a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 fiquem atentas à data marcada no cartão vacinal e procurem um dos postos de vacinação para completar a imunização.

 

Apesar do número baixo do reforço aplicadas nos últimos dias, quando comparado o recebimento diário da primeira dose, o número está dentro da expectativa da pasta, que prevê para todo o mês de junho aplicar 28 mil doses, a maioria do imunizante CoronaVac/Butantan.

 

Em julho, a previsão é completar o esquema vacinal em cerca de 186 mil pessoas. A maioria receberá a vacina AstraZeneca. Hoje, a Secretaria de Saúde possui na Rede de Frio Central 98.710 doses para garantir a dose de reforço para aqueles que tomaram a primeira.

No Distrito Federal, as doses reservadas para segunda aplicação não serão utilizadas para D1 – como alguns municípios brasileiros fizeram e enfrentaram falta de imunizantes para vacinar a população que retornou aos postos.

“É essencial que o esquema vacinal esteja completo para que a eficácia da vacina seja conferida. Os indivíduos que não recebem as duas doses não possuem a devida proteção. Isso é válido para todas as vacinas que possuem esquemas de mais de uma dose”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

 

 

A orientação é que as pessoas que já tenham recebido a primeira dose da vacina compareçam a um posto de vacinação, na data marcada no cartão, sem necessidade de agendamento

 

 

 

As três vacinas atualmente em uso no Distrito Federal são aplicadas em duas doses. Ainda não disponível no Brasil, apenas a da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, prevista para chegar nesta semana, é administrada em dose única. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de até 28 dias no caso da CoronaVac/Butantan e de 12 semanas para AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.

 

 

A orientação é que as pessoas que já tenham recebido a primeira dose da vacina compareçam a um posto de vacinação, na data marcada no cartão, sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde recomenda que, mesmo tendo perdido o prazo, as pessoas procurem os postos para completar o esquema vacinal.

Cuidados com a saúde

Mesmo após finalizar o ciclo das duas doses, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus. A pasta alerta que deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Os estabelecimentos comerciais também devem seguir as orientações sanitárias vigentes para garantir segurança para os funcionários e clientes, como oferecer álcool em gel, medir a temperatura e outras orientações técnicas no combate a covid-19.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde