Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/19 às 16h46 - Atualizado em 29/01/19 às 16h46

Saúde faz 3.610 cirurgias em 28 dias

COMPARTILHAR

Esforços do Programa SOS Saúde garantem realização de 128 procedimentos por dia

 

O programa SOS DF Saúde completa 28 dias. Nesse período, o total de procedimentos cirúrgicos realizados nos hospitais que integram a rede pública de saúde do Distrito Federal chega a 3.610.

 

Somente na última semana, 1.220 intervenções foram feitas nas 14 unidades. No acumulado de janeiro, o Instituto Hospital de Base realizou a maior parte delas: 699 cirurgias.

 

O segundo hospital com mais procedimentos foi o Hospital Regional de Sobradinho, com 371 intervenções realizadas, seguido do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com 357 operações em 28 dias.

 

O SOS DF Saúde prevê a realização de mutirões de cirurgias eletivas com foco, principalmente, nas demandas ortopédicas, cardíacas e oncológicas. Na rede, existem mais de 24 mil pessoas aguardando cirurgias, muitas, há mais de um ano.

 

SOS DF Saúde

 

O programa integra o SOS DF, lançado pelo governador Ibaneis Rocha para dar respostas imediatas aos principais problemas identificados pela sua gestão. O programa prevê ações emergenciais em áreas estratégicas do governo. A ideia é mudar a cara do DF já nos primeiros 100 dias de governo, quando será apresentado um balanço da iniciativa. Estão em andamento, ainda, os programas SOS Segurança e o SOS Rural.

 

Funcionamento do HRT

 

A Secretaria de Saúde informa também que o pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) permanece fechado e que os esforços estão sendo concentrados reestabelecer o atendimento à população o mais rápido possível. Ao avaliarem os estragos provocados pelo incêndio, os técnicos e engenheiros e diagnosticaram a necessidade de troca de um quadro de luz que entrou em curto-circuito e de um cabeamento elétrico de parte do pronto-socorro.

 

O Ambulatório do hospital voltou a funcionar na sua normalidade. Os pacientes que tiveram as consultas desta segunda-feira desmarcadas estão sendo contatados novamente para comparecer ao hospital.

 

Aqueles pacientes que não puderam consultar na última sexta-feira serão reencaixados na agenda com prioridade. Todos devem receber uma ligação do hospital confirmando a data futura.

 

AGÊNCIA BRASÍLIA

*Com informações da Secretaria de Saúde