17/12/18 às 15h16 - Atualizado em 17/12/18 às 15h20

? UBS 2 de São Sebastião atende cerca de 8 mil pessoas da região

Unidade — oficialmente inaugurada na manhã desta segunda (17) — tem duas equipes de Estratégia Saúde da Família

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de São Sebastião foi inaugurada oficialmente na manhã desta segunda-feira (17). O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de São Sebastião foi inaugurada oficialmente na manhã desta segunda-feira (17). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que a Região Leste — formada por Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião — já soma 95% de cobertura da Estratégia Saúde da Família. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Localizada na Quadra 101 do Residencial Oeste, a unidade está aberta à comunidade desde outubro. Duas equipes de Estratégia Saúde da Família atendem cerca de 8 mil pessoas.

Na solenidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que a Região Leste — formada por Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião — já soma 95% de cobertura da Estratégia Saúde da Família.

“Essa unidade vai melhorar o atendimento à população de São Sebastião. As mulheres poderão acompanhar a gravidez, tem vacinação, todos os primeiros atendimentos”, pontuou Rollemberg.

Ele destacou ainda a importância de acessar a rede por meio das unidades básicas de saúde. “É importante que as pessoas saibam que o primeiro atendimento é na UBS, que organiza todo o sistema público de saúde. Com isso, desafoga os hospitais, especialmente as emergências.”

UBS 2 de São Sebastião ocupa imóvel cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral por termo de cessão de uso. O local foi readequado ao custo de R$ 213 mil, com recursos da Secretaria de Saúde.

Entre os serviços ofertados na unidade estão consultas médicas, vacinas, injeções, encaminhamentos para especialidades e atividades coletivas para promoção da saúde e prevenção de doenças.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, reforçou que a Estratégia Saúde da Família funciona com marcação de consultas e demanda espontânea. “Sempre que uma pessoa for à unidade vai ser acolhida, ter o risco classificado e, se precisar de atendimento na mesma hora, será atendida no momento. É um atendimento de mais qualidade e mais resolutivo”, resumiu.

REPORTAGEM: SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

EDIÇÃO: AMANDA MARTIMON