Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/12/20 às 11h59 - Atualizado em 28/12/20 às 11h59

Um reforço para o turismo na Esplanada dos Ministérios

COMPARTILHAR

 

 

 

 

Solidariedade, esperança, fé, saúde, paz, amor, superação. Palavras que normalmente ecoam nos pedidos e nas resoluções de ano novo agora estão também materializadas em letreiros espalhados pela Esplanada dos Ministérios. A decoração faz parte do projeto Brasília Iluminada e atrai diariamente diversas pessoas, entre brasilienses e turistas, ao famoso boulevard da capital federal.

Neste domingo (27), nem o tempo nublado atrapalhou os planos das famílias que se deslocaram até o centro de Brasília para um programa diferente: turismo pelos painéis e letreiros montados na Esplanada dos Ministérios. Até quem é de Brasília se encantou com a decoração do Brasília Iluminada, principalmente com os letreiros e as grandes armações metálicas em formas de presentes, que colorem o local com cor e esperança.

Além dos letreiros do Brasília Iluminada, a Esplanada dos Ministérios também conta com outros atrativos, esses sim muito conhecidos quando se pensa em turismo na capital: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Nacional da República Honestino Guimarães, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.

Localizado na Praça dos Três Poderes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) está funcionando todos os dias, das 9h às 18h. O único dia em que o CAT estará com horários diferentes de operação será a quinta-feira (31), das 9h às 14h. Na sexta (1º/1/2021), o espaço não vai abrir.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deve manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas, sendo também obrigatório o uso de máscaras pelos visitantes e colaboradores.

 

 

 

Brasília Iluminada

O projeto, inédito na capital federal, compreende dez eixos, totalizando 415.770 m² de área implantada entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça do Cruzeiro, além de atividades itinerantes pelas 33 regiões administrativas do DF. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias de Economia, Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes) e Cultura e Economia Criativa (Secec).

“Brasília merece um presente como esse, de uma dimensão jamais vista em anos anteriores. Teremos nossa cidade bonita e iluminada para que as famílias possam aproveitar a magia do Natal e celebrar com seus entes queridos com essa mensagem de luz e esperança para 2021”, ressalta o secretário de Economia, André Clemente.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou os esforços do governo para a construção do projeto. “A capital mais linda do mundo oferece para sua população essa experiência com todos os cuidados necessários. Em um ano tão difícil, temos o orgulho de ter transformado es

se sonho em realidade”, disse.

Confira, abaixo, o funcionamento dos serviços de turismo na Esplanada dos Ministérios.

 

 

 

Catedral de Brasília

Visitação: terça a sexta, das 8h às 12h15; sábados, das 8h às 17h; domingos, das 9h às 11h30 e das 16h às 18h

 

Museu Nacional, Panteão da Pátria, Espaço Lúcio Costa e Museu Histórico de Brasília

Visitação: sextas, sábados e domingos, das 9h às 15h

 

Congresso Nacional e Biblioteca Nacional

fechados para visitação

 

* Com informações da Secretaria de Economia