Governo do Distrito Federal
10/03/22 às 15h31 - Atualizado em 10/03/22 às 15h37

Uso de máscaras de proteção passa a ser facultativo a partir desta 5ª (10)

A partir desta quinta-feira (10), está liberado o uso de máscara de proteção em todo o Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha durante agenda pública no Palácio do Buriti. O decreto que extingue a obrigatoriedade foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“A gente espera que a população tenha os cuidados evitando aglomeração, pois a pandemia ainda existe” – Governador Ibaneis Rocha

“As pessoas têm que se prevenir”, pontuou o governador. “Vai existir um debate sobre a liberação, e quem quiser continuar usando a máscara pode continuar usando sem problema nenhum. Não é obrigatória a retirada da máscara; deixa de ser obrigatória a utilização dela em ambientes fechados. A gente espera que a população tenha os cuidados evitando aglomeração, pois a pandemia ainda existe. Chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal.”

Rodoviária do Plano Piloto: liberação do uso de máscara ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no DF e ao avanço da vacinação | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Na ocasião, o chefe do Executivo também anunciou a contratação de mais 20 leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pediátrica, reforçando a capacidade de atendimento a quem necessitar de internação.

A liberação ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no DF e ao avanço da vacinação. Atualmente, o DF tem 89,22% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 80,28% com a segunda dose e 34,63% com a dose de reforço.

 

 

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto