20/05/2024 às 08h04 - Atualizado em 01/04/2025 às 14h05

Política Distrital para a População em Situação de Rua

COMPARTILHAR

Política Distrital para a População em Situação de Rua

O governo do Distrito Federal , lançou nesta segunda-feira o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. O  plano tem o objetivo de acolher e melhorar a situação de vida as pessoas em situação de rua levando em consideração a análise do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDF) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que também participaram da construção.

 

Confira aqui o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em situação de Rua.

 

O foco é levar dignidade à população de rua, o governo vem adotando uma série de medidas ao longo dos últimos anos. Em 2020, a comunidade foi estudada em levantamento do IPEDF, que, neste ano fará um censo específico, que já avaliará os benefícios do lançamento dos planos de ação. Desde 2020, também, todos os restaurantes comunitários ofertam alimentação gratuita a pessoas em situação de rua.

 

O DF também conta com dois Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pops), na 903 Sul e na QNF 24 (Taguatinga Norte). As unidades funcionam diariamente a partir das 7h. No local, são ofertadas três alimentações (café da manhã, almoço e lanche), higiene pessoal e espaço para guardar pertences. O centro também fornece documentos e viabilização de serviços, como acesso a benefícios e programas sociais. Em média, mais de 400 pessoas são atendidas por dia em cada uma das unidades.

*Com informações da Secom – Agência Brasília